17/03/2020 às 13:05 Gestante

Cuidando de você e seu bebê enquanto estiver grávida

307
8min de leitura
É importante cuidar do seu bebê, mesmo antes de ele nascer. Você pode fazer isso vivendo um estilo de vida saudável e mantendo consultas médicas enquanto está grávida. Isso é chamado de pré-natal. É mais provável que você tenha um parto saudável se mantiver uma gravidez saudável.

Caminho para melhorar a saúde

Agende uma consulta com seu médico assim que descobrir que está grávida. O seu médico começará revisando seu histórico médico. Ele ou ela também vai querer saber sobre seus sintomas. Durante essa primeira consulta, serão coletadas amostras de urina e sangue. (Esses exames também serão realizados novamente em visitas posteriores.) Os testes de urina verificam bactérias, altos níveis de açúcar (que podem ser um sinal de diabetes) e altos níveis de proteínas (que podem ser um sinal de pré-eclâmpsia, um tipo de pressão alta durante a gravidez). Os exames de sangue verificam a contagem de células sanguíneas, tipo sanguíneo, baixos níveis de ferro (anemia) e doenças infecciosas (como sífilis, HIV e hepatite).

O médico também pode fazer outros testes na sua primeira visita. Isso pode variar de acordo com o seu histórico e o risco de problemas. Os testes podem incluir:

* Um exame pélvico para verificar o tamanho e a forma do seu útero (útero).

* Um exame de Papanicolaou para rastrear câncer cervical.

* Um ultra-som para ver o crescimento e a posição do seu bebê. Um ultrassom usa ondas sonoras para criar uma imagem do seu bebê em uma tela de vídeo.

Após sua primeira visita, você fará uma visita pré-natal a cada 4 semanas. Nos meses 7 e 8, você terá uma visita a cada 2 semanas. No seu último mês de gravidez, as visitas ocorrerão semanalmente até você entregar seu bebê. Em cada consulta, o médico verificará seu peso e pressão arterial e testará sua urina. O médico ouvirá os batimentos cardíacos do seu bebê e medirá a altura do seu útero após a 20ª semana. Você sempre deve discutir quaisquer problemas ou preocupações que tenha com seu médico.

Aqui estão algumas outras diretrizes a serem seguidas durante a gravidez.

Quanto peso devo ganhar durante a gravidez?

Converse com seu médico sobre isso. É diferente para todos, mas a maioria das mulheres deve ganhar entre 15 e 30 libras. Se você está abaixo do peso quando engravida, pode ser necessário ganhar mais. Se você estiver acima do peso, talvez precise ganhar menos.

O que devo comer?

Comer uma dieta equilibrada é uma das melhores coisas que você pode fazer por você e seu bebê. Tenha cuidado com os seguintes alimentos e bebidas durante a gravidez.

Carne crua, ovos e peixe. Alimentos que não estão totalmente cozidos podem colocar você em risco de intoxicação alimentar. Não coma mais de 2 ou 3 porções de peixe por semana (incluindo peixe enlatado). Não coma tubarão, peixe-espada, carapau ou peixe-azulejo. Estes peixes têm altos níveis de mercúrio, o que pode prejudicar seu bebê. Se você come atum, verifique se é atum leve. Não coma mais de 15 gramas de atum albacora e bifes de atum por semana. É seguro consumir 12 onças de atum leve enlatado por semana.

Frutas e legumes.Lave todos os produtos antes de comê-los. Mantenha as tábuas e os pratos limpos.

Coma 4 ou mais porções de leite todos os dias. Isso lhe dará cálcio suficiente para você e seu bebê. Não beba leite não pasteurizado ou coma produtos lácteos não pasteurizados. Estes podem ter bactérias que podem causar infecções. Isso inclui queijos macios, como queijo Brie, queijo feta, camembert e queijo azul, ou queijos ao estilo mexicano, como queijo fresco.

Alguns adoçantes artificiais são bons com moderação. Eles incluem aspartame (nomes de marcas: Igual ou NutraSweet) e sucralose (nome de marca: Splenda). No entanto, se você tiver fenilcetonúria (PKU), evite o aspartame.

Não beba mais de 1 ou 2 xícaras de café ou outras bebidas com cafeína por dia.

Posso tomar remédio?

Verifique com seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Isso inclui prescrições, analgésicos e medicamentos de venda livre. Alguns medicamentos podem causar defeitos congênitos, especialmente se tomados durante os primeiros 3 meses de gravidez.

Posso tomar vitaminas?

As mulheres grávidas devem tomar pelo menos 400 microgramas (mcg) de ácido fólico por dia. Isso pode ajudar a evitar problemas no cérebro e na coluna vertebral do seu bebê. Pergunte ao seu médico se você precisa de mais de 400 mcg.É melhor começar a tomar ácido fólico antes de engravidar. Você pode obter ácido fólico tomando uma vitamina pré-natal. Você deve fazer isso todos os dias. Não tome outras vitaminas ou suplementos sem a aprovação do seu médico.

Quanto tempo posso continuar trabalhando?

Quanto tempo você trabalha na gravidez varia para cada pessoa. Seu trabalho e ambiente de trabalho desempenham um grande papel. Por exemplo, trabalhos que envolvam radiação, chumbo e outros materiais - como cobre e mercúrio - podem ser prejudiciais ao seu bebê. Se seu trabalho estiver ativo, talvez você não consiga trabalhar por tanto tempo. Não se pensa que os trabalhos de mesa causem danos ao seu bebê. No entanto, você não deve descansar um computador no estômago ou no útero.Sua saúde geral também desempenha um papel em quanto tempo você trabalha. Se você corre o risco de certos problemas ou parto prematuro, pode estar em repouso na cama e não conseguir trabalhar.

E o exercício?

A menos que você tenha problemas durante a gravidez, faça exercícios regularmente. O exercício promove um estilo de vida saudável e pode ajudar a aliviar o desconforto. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercício todos os dias. Converse com seu médico sobre quaisquer condições que possam impedir o exercício.Algumas mulheres dizem que o exercício durante a gravidez facilita o trabalho de parto e o parto. Caminhar e nadar são ótimas opções. Se você era ativo antes da gravidez, provavelmente é seguro continuar. Se você não era ativo antes da gravidez, comece devagar. Escute seu corpo e não exagere. Beba bastante água para evitar superaquecimento ou desidratação, especialmente no segundo trimestre. É melhor evitar exercícios que podem fazer você cair. Isso inclui esqui e escalada. Você também deve evitar esportes de contato, como futebol ou basquete. Pergunte ao seu médico se você tiver alguma dúvida.Ligue para o seu médico se você tiver sintomas com exercícios, como:

*Visão embaçada

*Tontura

*Dor no peito

*Dor de estômago

O que posso fazer para me sentir melhor?

Abaixo estão os efeitos colaterais comuns da gravidez, com dicas sobre como gerenciá-los.

Enjoo matinal

Náuseas ou vômitos podem ocorrer a qualquer momento durante o dia (ou noite). Tente fazer pequenas refeições frequentes. Evite alimentos gordurosos, picantes ou ácidos. Algumas mulheres ficam mais enjoadas quando o estômago está vazio. Mantenha os biscoitos por perto para evitar o estômago vazio. Converse com seu médico se a doença da manhã fizer você perder peso ou durar os primeiros 3 meses de gravidez.

Cansaço

Fadiga é comum quando você está grávida. Tente descansar o suficiente ou tirar um cochilo, se possível. Fale com o seu médico se tiver sintomas de fadiga. Você pode ter anemia.Cãibras nas pernas

Ser ativo pode ajudar a reduzir cãibras nas pernas. Estique a panturrilha da perna, flexionando o pé em direção ao joelho. Mantenha-se hidratado bebendo muita água.Prisão de ventre

Beber grande quantidade de líquidos. Coma alimentos com muita fibra, como frutas, legumes e cereais de farelo. Não tome laxantes sem falar com seu médico primeiro. Os amaciadores de fezes podem ser mais seguros que os laxantes.Hemorróidas

Tente evitar ficar constipado. Não force durante os movimentos intestinais. Limpe-se bem após uma evacuação. Toalhetes úmidos podem parecer melhores que papel higiênico. Tome banhos quentes (banhos de assento), se necessário.Urinar com mais frequência

Pode ser necessário urinar com mais frequência quando estiver grávida. A mudança de hormônios pode ser um fator. Além disso, à medida que seu bebê cresce, ele ou ela pressiona sua bexiga.Varizes

Evite roupas que se ajustem firmemente à cintura ou nas pernas. Descanse e levante os pés o máximo que puder. Evite ficar sentado ou parado por longos períodos. Pergunte ao seu médico sobre suporte ou mangueira de compressão. Isso pode ajudar a prevenir ou facilitar as varizes.

Azia

Coma pequenas refeições frequentes. Evite alimentos condimentados, gordurosos ou ácidos. Não se deite logo após comer. Pergunte ao seu médico sobre como tomar antiácidos.Levedura infecções

A quantidade de corrimento da vagina pode aumentar durante a gravidez. Infecções por fungos, que podem causar corrimento, também são comuns. Converse com seu médico se você encontrar qualquer descarga incomum ou se tiver um odor.Sangramento nas gengivas

Escove e use fio dental regularmente. Consulte seu dentista para limpeza. Não evite visitas dentárias porque está grávida. Não deixe de informar o seu dentista que está grávida.Nariz entupido

Alterações nos níveis do hormônio feminino estrogênio podem causar nariz entupido. Você também pode ter sangramentos nasais.Edema (líquido de retenção)

Descanse com as pernas para cima o máximo que puder. Deite-se do seu lado esquerdo enquanto dorme. Essa posição ajuda o fluxo sanguíneo das pernas de volta ao coração. Não use diuréticos (pílulas de água).

Alterações na pele

As estrias aparecem como marcas vermelhas na pele. A loção com manteiga de karité pode ajudar a manter a pele úmida e reduzir a coceira e a pele seca. Estrias não podem ser evitadas. Eles geralmente desaparecem após a gravidez.Você pode ter outras alterações na pele. Isso pode incluir escurecimento da pele no rosto ou ao redor dos mamilos. Algumas mulheres têm uma linha escura abaixo do umbigo. Tente ficar longe do sol ou use protetor solar para ajudar a diminuir essas marcas. A maioria das marcas desaparece após a gravidez.

Coisas a considerar

Há várias coisas que você deve evitar enquanto estiver grávida. Tome nota para seguir esta lista de avisos. Converse com seu médico se precisar de ajuda.

Não fume ou fique perto de pessoas que fumam. Fumar aumenta o risco de aborto, nascimento prematuro, baixo peso ao nascer e outros problemas de saúde.

Não use drogas. Cocaína, heroína, maconha e outras drogas aumentam o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e defeitos congênitos. Seu bebê pode nascer viciado na droga que você está abusando. Isso é chamado de síndrome da abstinência neonatal. Pode causar sérios problemas de saúde ao seu bebê.

Não beba álcool. Beber álcool é a principal causa de defeitos de nascimento evitáveis, incluindo desordem alcoólica fetal.

Não limpe a caixa de areia do seu gato nem coma carne vermelha crua ou mal cozida. Você pode obter toxoplasmose, uma doença que pode causar defeitos congênitos.

Não ducha. Sua vagina não requer limpeza além do banho normal. Douching interrompe as bactérias úteis que mantêm sua vagina limpa.

Quando consultar um médico

Ligue para o seu médico se você tiver:

*Sangue ou líquido proveniente da sua vagina.*Inchaço repentino ou extremo do rosto ou dos dedos.*Dores de cabeça graves ou que não desaparecem.*Náuseas e vômitos que não desaparecem.*Tontura.*Visão fraca ou embaçada.*Dor intensa ou cãibras na parte inferior do abdome.*Calafrios ou febre.*Uma mudança nos movimentos do seu bebê.*Menos urina ou ardor ao urinar.*Uma doença ou infecção.*Quaisquer outros sintomas que o incomodem.

Perguntas a fazer ao seu médico

Quais medicamentos posso tomar durante a gravidez?Quando devo começar a tomar uma vitamina pré-natal? Que tipo é melhor?Quanto ácido fólico eu preciso tomar por dia?Como posso prevenir ou reduzir o inchaço?Quanto peso devo ganhar durante a gravidez?

RecursosInstitutos Nacionais de Saúde, Eunice Kennedy Shriver Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano: O que é o pré-natal e por que é importante?

JÁ PENSOU EM REGISTRAR ESSE MOMENTO ÚNICO DA SUA GESTAÇÃO?

👉 CLIQUE AQUI  😍  

PARA RECEBER TODAS AS PROMOÇÕES EM PRIMEIRA MÃO DO ESTÚDIO

17 Mar 2020

Cuidando de você e seu bebê enquanto estiver grávida

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp